Início > Diversos > Ciência > Será que estamos sozinhos no universo?

Será que estamos sozinhos no universo?

Quem nunca se perguntou se estamos sozinhos no universo, claro que ainda não temos comprovação se estamos ou não. Porém alguns cientistas acreditam que seria muita prepotência nossa achar que com um universo tão grande que ao que tudo indica se expande mais a cada dia, estejamos sozinhos.

O astrônomo Frank Drake fez uma equação para tentar descobrir quantas civilizações inteligentes podem existem no universo neste momento. Os parâmetros usados por Drake foram.

Parâmetros usados por Drake para calcular se estamos sozinhos no universo

O número de estrelas na nossa galáxia: A equação que Drake realizou, leva em consideração apenas a Via Láctea que é a nossa galáxia, pois para se comunicar com outras galáxias levaria entre alguns milhões e alguns bilhões de anos, pois as tecnologias que existem atualmente não conseguem ser rápidas o suficiente. Segundo o estudo de Drake existem cerca de 300 bilhões de estrelas (estrelas são corpos como nosso sol) somente na Via Láctea.

Será que estamos sozinhos no universo?

O número de estrelas com planetas: Segundo o estudo estrelas muito grandes ou muito pequenas não podem ser habitáveis, sendo otimista existem cerca de 300 bilhões de possibilidades e sendo pessimista existem cerca de 15 milhões de estrelas que podem ser habitáveis. A fração usada no estudo foi de 100% sendo otimista e 0,005 % sendo pessimista.

Planetas com temperaturas viáveis para a vida: Foram calculados quantos planetas existem em zonas habitáveis, ou seja, nem muito perto de seu sol e nem muito longe, como, por exemplo, no caso da terra que fica em uma zona confortável, onde é possível existir vida, no estudo o planeta marte ficaria nesta zona de planetas considerados habitáveis também. Sendo otimista existem 3 planetas por estrela e sendo pessimista existe apenas 1 planeta por estrela.

Planetas que poderiam ter vida: Neste quesito foram levados em conta que nem todos os planetas, por mais que estejam em zonas habitáveis, terão vida, ao que os cientistas dizem ser necessário para existir vida é preciso existir água liquido no planeta e neste quesito, sendo otimista a chance de haver vida no planeta é 100% e sendo pessimista é 50 %.

Será que estamos sozinhos no universo?
Estamos sozinhos no universo: Podem existir de 4 a 900 mil planetas com vida inteligente.

Planetas que poderiam existir vida inteligente: Alguns planetas até poderiam possuir vida, mas o que o estudo quer saber é quantos planetas com vida inteligente existem. Sendo otimista a chance de um planeta ter vida inteligente é 100% e sendo pessimista é 33%.

Fator autodestruição: Neste fator foi considerado o tempo que uma civilização inteligente que possa se comunicar com outros planetas leva para se autodestruir, no caso do planeta terra em menos de 100 anos após inventado a bomba atômica já corremos um risco grande de desaparecer. Segundo o estudo esse tempo de autodestruição leva cerca de 450 anos a 10 mil anos.

O resultado que Drake obteve sendo otimista foi que podem existir cerca de 900 mil planetas com vida inteligente e sendo pessimista que existem cerca de 4 planetas com vida inteligente. Porém talvez não tenhamos tido contato com essas outras civilizações, pois elas podem ter o mesmo nível tecnológico que nós temos ou ainda menos.

Espero que tenham gostado do artigo, deixe seu comentário sobre o que achou e compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Isso é muito importante e nós ajuda demais!

O que você achou dessa curiosidade?