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Até pequenas melhorias na alimentação podem reduzir o risco de morte prematura

Alterar a maneira como você come nem sempre é fácil, mas mesmo pequenas melhorias na alimentação podem fazer uma diferença duradoura, de acordo com um novo estudo.

Pesquisadores da Harvard T.H. Chan Escola de Saúde Pública conduziu o primeiro estudo a mostrar que melhorar sua dieta ao longo dos anos pode reduzir as chances de morte prematura, eles escreveram. As melhorias incluem comer mais grãos integrais, vegetais, frutas, nozes e peixe, e menos carnes vermelhas e processadas e bebidas açucaradas.

Até pequenas melhorias na alimentação podem reduzir o risco de morte prematura
Até pequenas melhorias na alimentação podem reduzir o risco de morte prematura

“No geral, nossas descobertas enfatizam os benefícios de padrões saudáveis ​​de alimentação, incluindo a dieta mediterrânea e a dieta DASH”, disse o principal autor, Mercedes Sotos-Prieto, em um comunicado. “Nosso estudo indica que mesmo melhorias modestas na qualidade da dieta podem influenciar de forma significativa o risco de mortalidade e inversamente, a piora da qualidade da dieta pode aumentar o risco”.

O estudo, publicado no New England Journal of Medicine, incluiu dados de cerca de 74 mil adultos que responderam perguntas sobre sua saúde, dieta e estilo de vida em vários pontos durante um período de 12 anos, de 1986 a 1998. Os pesquisadores então analisaram a associação entre as mudanças na dieta e o risco de morrer dos participantes de 1998 a 2010.

Para avaliar as qualidades da dieta dos sujeitos, Soto-Prieto e seus colegas usaram três escalas de pontuação diferentes: o Índice de Alimentação Saudável Alternativa de 2010, a Pontuação Alternativa da Dieta do Mediterrâneo e o Índice de Alimentação Dietética para Parar a Hipertensão (DASH). Cada método proporciona alimentos menos saudáveis ​​ou nutrientes com menores pontuações e alimentos mais saudáveis ​​ou nutrientes com maiores pontuações.

Os pesquisadores descobriram que, independentemente da escala de pontuação utilizada, sempre houve uma associação com a melhoria da qualidade da dieta ao longo de 12 anos e um risco reduzido de morte nos 12 anos seguintes. Mesmo os participantes que tiveram dietas pouco saudáveis ​​no início do estudo, mas depois tiveram pontuações melhoradas, tiveram um risco reduzido de morte prematura.

Pequenas mudanças, como trocar uma porção de carne vermelha ou processada por uma porção diária de nozes ou legumes, mostraram pelo menos um risco reduzido de 8% de morte e até uma queda de 17% em uma das escalas de pontuação.

“Nossos resultados destacam os benefícios para a saúde a longo prazo de melhorar a qualidade da dieta, com ênfase nos padrões alimentares gerais, em vez de em alimentos ou nutrientes individuais”, disse o autor do estudo, Frank Hu. “Um padrão de alimentação saudável pode ser adotado de acordo com os alimentos e Preferências culturais e condições de saúde. Não existe uma dieta única para todos. “

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