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Comer mais cedo e esquecer o jantar poderia aumentar a queima de gordura e ajudar no controle de peso

Você já ouviu o velho conselho de que saltar refeições é uma maneira segura de arruinar um plano de perda de peso, mas um novo estudo apresentado no Encontro Anual da Sociedade da Obesidade em Nova Orleans sugere que talvez comer mais cedo pode ser uma boa ideia. De acordo com a pesquisa, comer durante uma pequena janela de tempo todos os dias e ignorar sua refeição noturna poderia ter um efeito positivo para a saúde.

Comer mais cedo e esquecer o jantar poderia aumentar a queima de gordura e ajudar no controle de peso
Comer mais cedo e esquecer o jantar poderia aumentar a queima de gordura e ajudar no controle de peso

O estudo concluiu que os indivíduos com sobrepeso que comeram durante o dia e jejuaram durante a noite relataram menos mudanças de fome e queimaram mais gordura durante a noite, informou a WebMD. No entanto, embora este plano de dieta resulte em mais gordura queimada à noite, não pareceu aumentar a queima de gordura em geral. Devido a isso, neste momento, ainda não está claro sobre como esse horário de alimentação pode afetar a perda geral de peso.

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“Neste ponto, não temos certeza se a queima total de gordura é aumentada”, disse o escritor principal Courtney Peterson ao Medical Daily em um e-mail recente. “Precisamos fazer um estudo maior para descobrir com certeza se a alimentação com restrição de tempo melhora a queima de gordura”.

Comer mais cedo e esquecer o jantar poderia aumentar a queima de gordura e ajudar no controle de peso
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Ainda assim, embora os resultados não indiquem uma associação clara entre jejum noturno e perda de peso, eles ainda são importantes para o mundo da nutrição. Por exemplo, Peterson disse à Medical Daily que ficou surpreso ao descobrir que os participantes não relataram ter mais fome do que a média ou ter oscilações acima da média em níveis de fome, apesar do jejum diariamente durante 18 horas.

“Então, derrubamos a crença de que o jejum por um período mais longo a cada dia (quando o mesmo número de calorias totais são consumidas) intrinsecamente torna a pessoa mais tendenciosa”, escreveu Peterson.

Embora os efeitos do jejum e da alimentação restrita de tempo tenham sido estudados e comprovadamente funcionais em roedores, a pesquisa em seres humanos ainda está nos estágios iniciais. Por esta razão, Peterson explicou que é muito cedo para dizer, com provas factuais como suporte, que a alimentação restrita de tempo irá melhorar a perda de peso em seres humanos. Ainda assim, Peterson explicou que praticar esse comportamento alimentar tem benefícios óbvios, como reduzir a ingestão geral de alimentos e sugeriu que praticar a restrição de horário durante algumas vezes por semana poderia ser viável e saudável.

“Poderia ser usado para metas de curto prazo ou metas de longo prazo”, concluiu Peterson. “Pelo que sabemos, é seguro para adultos (não é uma dieta de acidente), embora as mulheres grávidas e as crianças não possam tentar”.

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