Início > Universo > Eris – um planeta anão

Eris – um planeta anão

Eris é um planeta anão que foi descoberto em 2005. Eris é um objeto trans-neptuniano que orbita o Sol nas franjas congeladas do nosso Sistema Solar além do Cinturão de Kuiper. Este planeta leva 557 anos para viajar uma vez ao redor do Sol ao longo de sua órbita altamente elíptica. Ainda não temos imagens claras da superfície de Eris porque está muito distante.

Eris é um pouco maior do que Plutão, com um diâmetro entre 2.400 e 3.000 km. A descoberta de Eris trouxe à tona um debate entre os astrônomos sobre se Plutão deveria ou não ser considerado um verdadeiro planeta. Em 2006, a União Internacional Astronômica declarou que Plutão, Eris e Ceres são os três primeiros membros de uma nova classe chamada “planetas anões”.

Eris - um planeta anão
Eris – um planeta anão

A descoberta do objeto foi oficialmente anunciada em 29 de julho de 2005 pelos cientistas que o encontraram -(Michael Brown, Chad Trujillo e David Rabinowitz). Eris tem uma órbita incomum, a órbita é inclinada em um ângulo de 44 ° em relação à eclíptica, o plano imaginário no qual a Terra e a maioria dos outros planetas se movem.

Eris tem uma lua de tamanho moderado que foi detectada em setembro de 2005. Os astrônomos o apelidaram de “Xena”, depois do personagem principal do programa de televisão “Xena: Warrior Princess”. A lua foi apelidada de “Gabrielle” após o companheiro de Xena na série de TV. O nome Eris agora substitui todas as designações anteriores.

O que você achou dessa curiosidade?