Início > Universo > Por que plutão não é mais considerado planeta?

Por que plutão não é mais considerado planeta?

Existem oito planetas no sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os quatro planetas internos do sistema solar (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) pertencem à categoria de planetas terrestres; Júpiter e Saturno são gigantes de gás (plantas gigantes compostas principalmente de hidrogênio e hélio) enquanto que Urano e Netuno são os gigantes de gelo (contendo principalmente elementos mais pesados que hidrogênio e hélio).

Plutão, um planeta anão, foi classificado como um planeta do sistema solar quando foi descoberto pela primeira vez por Clyde Tombaugh. No entanto, agora é considerado um dos maiores membros conhecidos do Cinturão de Kuiper – uma coleção de corpos gelados nas franjas externas do sistema solar. Pluto foi rebaixado de seu status planetário em 2006, quando um corpo de cientistas decidiu uma definição formalizada para o termo “planeta”.

Por que plutão não é mais considerado planeta?

De acordo com a definição da União Astronômica Internacional, um planeta é “(a) um corpo celeste que está em órbita ao redor do Sol, (b) tem massa suficiente para sua auto-gravidade para superar as forças rígidas do corpo, de modo que assume um equilíbrio hidrostático quase redondo, e (c) eliminou a vizinhança ao redor de sua órbita.” Como Plutão é parte do Cinturão de Kuiper e, portanto, não atingiu o terceiro critério, não é mais considerado um planeta. Em vez disso, ele é classificado como um planeta anão. Outros planetas anões incluem Ceres, Haumea, Makemake e Eris.

Com uma atmosfera, características superficiais rígidas e, pelo menos, cinco luas, Plutão é o planeta anão mais complexo que conhecemos. New Horizons voou por nosso planeta anão favorito em julho de 2015 e os cientistas continuam a descobrir detalhes surpreendentes sobre este mundo distante.