Você está aqui
Início > Diversos > Ciência > 15 Curiosidades sobre o sono

15 Curiosidades sobre o sono

Acredito que não exista ninguém nesse mundo que não goste de dormir. Dormir é um dos melhores remédios que existe, e cerca de um terço das nossas vidas passamos dormindo – eu sei, essa você já sabia, então vamos a algumas curiosidades sobre o sono que talvez você não sabia.

15 Curiosidades sobre o sono
15 Curiosidades sobre o sono

15 Curiosidades sobre o sono que talvez você não saiba:

  1. O homem é o único mamífero que retarda voluntariamente o sono.
  2. Quanto maior a altitude, maior é a interrupção do sono. Geralmente, o distúrbio do sono torna-se maior em altitudes de 4 mil metros ou mais. Acredita-se que o distúrbio seja causado por níveis de oxigênio diminuídos e mudanças acompanhantes na respiração. A maioria das pessoas se adapta a novas altitudes em aproximadamente duas a três semanas.
  3. Em geral, o exercício regular torna mais fácil adormecer e contribui para um sono mais agradável. No entanto, o exercício esporádico ou direto antes de ir para a cama faz com que cair no sono seja uma tarefa mais difícil.
  4. As pessoas divorciadas, viúvas e separadas relatam mais insônia.
  5. Seis em dez profissionais de saúde não sentem que têm tempo suficiente para ter uma discussão com seus pacientes sobre insônia durante as visitas regulares ao consultório.
  6. A cafeína foi chamada de a droga mais popular no mundo. Em todo o mundo as pessoas consomem cafeína diariamente em café, chá, cacau, chocolate, alguns refrigerantes e algumas drogas.
  7. Em geral, a maioria dos adultos saudáveis ​​precisam de sete a nove horas de sono por noite. No entanto, alguns indivíduos são capazes de funcionar sem sonolência após apenas seis horas de sono. Outros não conseguem entrar no ritmo a menos que tenham dormido dez horas.
  8. Naturalmente nos sentimos cansados ​​em dois momentos diferentes do dia: cerca de 2:00 e 14:00. É este mergulho natural no estado de alerta que é o principal responsável pelo mergulho pós-almoço.
  9. O sono é tão importante quanto a dieta e o exercício.
  10. Os recém-nascidos dormem um total de 14 a 17 horas por dia em um horário irregular com períodos de uma a três horas acordado.
  11. Há diferenças individuais na necessidade de cochilar. Alguns adultos e crianças precisam cochilar. No entanto, a maioria dos adolescentes provavelmente cochilam na parte da tarde porque eles não estão dormindo o suficiente à noite.
  12. Os cientistas ainda não sabem – e provavelmente nunca o farão – se os animais sonham durante o sono REM, como os humanos.
  13. Alguns estudos mostram avanços para o uso de melatonina em encurtar o tempo que leva para adormecer e reduzir o número de despertares, mas não necessariamente no tempo total de sono. Outros estudos não mostram benefício algum com melatonina.
  14. As pessoas que não dormem o suficiente são mais propensos a ter maior apetite devido ao fato de que seus níveis de leptina (leptina é um hormônio regulador do apetite) ficam mais baixos, promovendo aumento do apetite.
  15. Taxas de insônia aumentam em função da idade, mas na maioria das vezes o distúrbio do sono é atribuível a alguma outra condição médica.
Outras Curiosidades

Deixe uma resposta

Top