Início > Diversos > Ciência > Células de controle da fome descobertas no cérebro podem levar a uma nova maneira de tratar a obesidade

As células do cérebro que podem ajudar a controlar o impulso da fome foram descobertas em um desenvolvimento que poderia levar a novos tratamentos para a obesidade. A pesquisa acrescenta peso à evidência de que comer é um comportamento biológico surpreendentemente complexo.

“Identificamos duas novas populações de células no cérebro que regulam o apetite”, disse Alexander Nectow, que publicou um artigo sobre o estudo na revista Cell. A área do tronco encefálico sob escrutínio é o núcleo da raça dorsal (DRN), onde estão localizados os dois tipos de células.

Ele sugere que novos medicamentos para tratar a obesidade controlando a fome que levam as pessoas a procurar e consumir alimentos podem ser direcionados para essas células. O Dr. Nectow, pesquisador associado da Universidade de Princeton, descobriu que a seção DRN do cérebro é ativada em ratos famintos. Isso foi descoberto quando as imagens foram tiradas usando uma técnica pioneira chamada iDisco.

A imagem de outros ratos que receberam mais do que a quantidade normal de alimentos apresentou um padrão diferente de atividade DRN. Isso mostrou que os neurônios nesta parte do cérebro claramente tinham uma função no comportamento alimentar.

Pesquisas adicionais são necessárias para determinar quais os tipos de neurônios que compõem o DRN estão envolvidos no processo. “Há duas possibilidades quando você vê algo assim”, disse o Dr. Nectow. Uma delas é que as células são apenas para o passeio – eles estão sendo ativados pela fome, mas eles não estão realmente conduzindo o processo de ingestão de alimentos. A outra possibilidade é que eles são de fato parte do mecanismo de sensação e resposta à fome – e neste caso, é de suspeitar o último.

Pesquisas pioneiras sobre a obesidade na década de 1990 levaram à descoberta do efeito da leptina no apetite. É um hormônio que atua nos neurônios na área do hipotálamo do cérebro, que suprime o apetite. Uma injeção do hormônio levou a perda de peso dramática em pacientes com deficiência de leptina, mas também descobriu-se que não houve efeito em muitas pessoas obesas.