Início > Diversos > Ciência > Do que é feito o plástico?

Do que é feito o plástico?

Os plásticos são derivados de materiais encontrados na natureza, como gás natural, petróleo, carvão, minerais e plantas. Os primeiros plásticos foram feitos pela natureza – você sabia que a borracha de uma seringueira é realmente um plástico?

O interesse em produzir plásticos surgiu no século XIX para substituir materiais escassos, como marfim e casca de tartaruga. Os primeiros plásticos sintéticos foram derivados de celulose, uma substância encontrada em plantas e árvores. A celulose foi aquecida com produtos químicos e resultou em um novo material que foi extremamente durável.

Do que é feito o plástico?

As matérias-primas para plásticos de hoje vêm de muitos lugares, mas a maioria dos plásticos pode ser feita a partir de hidrocarbonetos que estão prontamente disponíveis em gás natural, petróleo e carvão.

A química dos plásticos pode ser complexa. Os plásticos são simplesmente correntes de moléculas semelhantes ligadas entre si. Essas cadeias são chamadas de polímeros. É por isso que muitos plásticos começam com “poli”, como polietileno, poliestireno e polipropileno. Os polímeros muitas vezes são feitos de carbono e hidrogênio e às vezes oxigênio, nitrogênio, enxofre, cloro, flúor, fósforo ou silício.

O termo “plásticos” engloba todos estes vários polímeros.

Embora existam muitos polímeros, os plásticos em geral são leves com graus significativos de resistência. Os plásticos podem ser moldados, extrudados, moldados e fundidos em formas aparentemente ilimitadas, espumas ou até mesmo puxados em fibras para têxteis. Muitos tipos de revestimentos, selantes e colas são realmente plásticos, também.