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3 benefícios do damasco para a saúde

Não deixe seu pequeno tamanho enganar você. Com baixo teor de gordura e muita fibra, damascos são embalados com amplas doses de outras vitaminas essenciais. Com uma dose (crua) totalizando apenas cerca de 60 calorias, os damascos podem merecer um pouco mais de atenção.

Aproximadamente 90% dos damascos são cultivados nos Estados Unidos e vêm da Califórnia. Os damascos vieram originalmente da China, e depois entraram no Império Persa e no Mediterrâneo. Lá eles floresceram. Mais tarde, exploradores espanhóis introduziram a fruta no Novo Mundo, especificamente para a Califórnia, onde damascos foram plantados nos jardins das missões espanholas. A primeira grande produção registrada de damascos data de 1972, ao sul de São Francisco.

3 benefícios do damasco para a saúde
3 benefícios do damasco para a saúde

Saiba mais sobre os benefícios do damasco e por que essa fruta pode ser boa para sua saúde

Quando é a temporada de damascos?

A temporada de damasco é muito curta – a partir do final de maio ou meados de junho a meados de julho.

Como você deve armazenar os damascos?

Os damascos devem ser armazenados à temperatura ambiente até ficarem maduros e depois guardados na geladeira em um saco plástico de três a cinco dias. Ao armazenar, certifique-se de mantê-los longe da luz solar direta.

Como você pode saber quando os damascos estão maduros? Quando a fruta estiver macia, mas não muito macia; caso contrário, pode ter passado do ponto. Considere quando você planeja comer ou cozinhar os damascos e deixar que determine o que é muito firme ou mole.

Benefícios do damasco seco?

Seco ou cru? Qual é melhor ou são iguais? A fruta perde a maior parte da água através do processo de secagem, por isso leva de 1,5 a 2 quilos de frutas frescas para produzir 1 quilo de frutas secas.

A fruta seca oferece alguns benefícios para a fruta fresca: é mais fácil para carregar e é possível guardar por mais tempo, além de ser uma excelente forma de alimento para repor a energia. Pesquisas sugerem que frutas secas são ricas fontes de fibras e ferro – particularmente figos, passas, ameixas secas e damascos. Ao substituir algumas porções de frutas frescas por semana com porções menores de frutas secas, você pode trabalhar para aumentar a ingestão de fibras, potássio, ferro e antioxidantes.

Atenção: uma vez que possui maior quantidade de açúcar, frutas secas podem ser ruins para sua saúde bucal se você comer demais. Reduza o risco de cavidades consumindo frutas secas na hora das refeições, em vez de lanche, e enxague com água ou escove os dentes imediatamente após a refeição.

Benefícios do damasco para a saúde

Vitamina A

Os damascos são uma ótima fonte de vitamina A, que você provavelmente já ouviu falar antes – bom para a visão, certo?

Mas o que é vitamina A exatamente e quanto você precisa? Uma vitamina solúvel em gordura que está naturalmente presente em muitos alimentos, a vitamina A é importante para a visão normal, função adequada do sistema imunológico, reprodução e manutenção da pele saudável, dentes e tecidos esqueléticos e moles.

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Existem dois tipos diferentes de vitamina A. O primeiro tipo, a vitamina A pré-formada, é encontrado em carnes, aves, peixes e laticínios. O segundo tipo, provitamina A, é encontrado em frutas, vegetais e outros produtos à base de plantas. O tipo mais comum de provitamina A em alimentos e suplementos alimentares é o beta-caroteno.

Enquanto a pesquisa está em andamento, os estudos examinam como a vitamina A pode desempenhar um papel na prevenção do câncer e dos distúrbios oculares relacionados à idade. As mulheres são recomendadas para consumir 700 microgramas de vitamina A por dia; os homens devem procurar por 900 microgramas. Uma porção de 1 xícara de fatias de damasco contém 158 microgramas.

Potássio

Os damascos fornecem uma fonte significativa de potássio. O potássio é um mineral e eletrólito que ajuda a manter o equilíbrio de fluidos adequado, ajuda na função muscular e ajuda a regular os batimentos cardíacos. O potássio também promove uma digestão saudável e ossos fortes. Obter quantidades suficientes de potássio todos os dias pode ajudá-lo a manter a pressão arterial normal e reduzir o risco de ter um derrame.

O adulto médio deve receber 4,7 gramas (4.700 mg) de potássio por dia. Uma porção de 1 xícara de damascos fatiados fornece 427 miligramas de potássio para sua necessidade diária.

Fibra

Os damascos contêm quantidades significativas de fibras solúveis e insolúveis, mas são especialmente ricos em fibras solúveis, o que promove e ajuda a manter níveis saudáveis de glicose e colesterol no sangue.

Uma porção de 1 xícara de damascos fatiados (aproximadamente quatro frutas e meia) fornece cerca de 79 calorias e 3,3 gramas de fibra. A Mayo Clinic recomenda que mulheres com 50 anos ou menos consumam 25 gramas de fibra por dia; homens, com 50 anos ou menos, devem consumir 38 gramas por dia.

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