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Aminoácidos de suco de melancia podem ajudar a prevenir dores musculares pós-treino

Se você já fez um treino de alta intensidade, provavelmente está familiarizado com os músculos doloridos que os acompanham. Os pesquisadores revelaram alguns dos muitos benefícios da L-citrulina – um aminoácido incomum encontrado em melancias, alho e cebola – incluindo a prevenção de dores musculares pós-treino, entre outras coisas.

Aminoácidos de suco de melancia podem ajudar a prevenir dores musculares pós-treino
Aminoácidos de suco de melancia podem ajudar a prevenir dores musculares pós-treino

Estudos mostraram que a L-citrulina possui propriedades antioxidantes que, quando em forma de suplemento, podem remover o ácido láctico mais rapidamente do que a taxa normal, o que significa um tempo de recuperação mais rápido, disse Encarna Aguayo, da Universidade Técnica de Cartagena.

O ácido lático se acumula nos músculos quando o exercício intenso exige uma produção de energia mais rápida do que o oxigênio pode ser fornecido. Normalmente, o corpo decompõe a glicose em uma substância chamada piruvato, que é então metabolizada aerobicamente, para ser quebrada por mais energia. No entanto, quando há um suprimento limitado de oxigênio, o corpo converte o piruvato em lactato, que também pode energizar os músculos, mas com efeitos colaterais, incluindo aumento da acidez e dor no dia seguinte.

Os benefícios da citrulina da melancia

Aguayo queria ver se a L-citrulina no suco de melancia poderia atuar como uma bebida esportiva e ajudar a acelerar seu tempo de recuperação. Mas primeiro, sua equipe de pesquisadores queria ver qual seria a forma ideal de consumo. Para fazer isso, eles observaram como as células de câncer de cólon reagiram quando expostas ao suco de melancia não pasteurizado e não industrializado, bem como a água contaminada – todas com os mesmos níveis de L-citrulina. Eles descobriram que as células absorveram 19% do aminoácido no suco de melancia depois de oito minutos, em comparação com apenas 13% do suco pasteurizado e 12% na água contaminada.

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Aguayo explicou que, embora a pasteurização possa matar bactérias nocivas, ela também pode “reduzir a biodisponibilidade de muitos compostos bioativos, reduzindo as propriedades funcionais dos alimentos”.

Agora que ela sabia que o suco não pasteurizado tinha maior probabilidade de ser absorvido pelas células, ela deu a sete atletas meio litro de suco de melancia ou uma bebida de frutas que não tinha nem melancia nem o aminoácido. Alguns dos sucos de melancia, no entanto, tinham quase cinco vezes mais L-citrulina do que os outros. Os participantes pedalaram por 11 minutos durante os quais houve períodos de alta intensidade de pedalada e descanso.

Aguayo descobriu que aqueles que bebiam o suco de melancia, independentemente do tipo, não relataram quase nenhuma dor nas pernas no dia seguinte. Os que bebiam uma bebida de outra fruta, por outro lado, sentiam dor.

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A citrulina é considerada um aminoácido essencial. Também foi descoberto que beneficia o fluxo sanguíneo em todo o corpo e livra o fígado de amônia e outras toxinas. O conteúdo de citrulina nas melancias mostrou reduzir a pressão arterial e ajudar na disfunção sexual masculina.

Outros alimentos para ajudar no pré-treino

A fim de tirar o máximo proveito do seu treino, e ao máximo da sua recuperação, tente consumir esses alimentos pré-treino:

Bananas – Esta fruta é cheia de carboidratos facilmente digeríveis para o suprimento de combustível do seu corpo, assim como bastante potássio, que ajuda na função nervosa e muscular. Como o potássio não permanece no corpo por muito tempo, as bananas são uma boa fonte de nutrientes antes do exercício.
Aveia – Por ser rica em fibras, a aveia permite que o corpo libere gradualmente carboidratos na corrente sanguínea, mantendo sua energia disponível ao longo do tempo, em vez de queimar tudo de uma vez.
Pão integral – grãos integrais são uma boa fonte de carboidratos. Cobrindo-o com geléia ou mel também pode fornecer mais açúcar para melhorar a energia, ou um ovo cozido fatiado pode adicionar proteína.
Vitamina de frutas – Eles são ricos em carboidratos e proteínas e, por serem bebíveis, digerem mais rápido que os sólidos.

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