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Benefícios da praia para a saúde

A praia possui vários benefícios para a saúde, além de ter benefícios psicoterapêuticos também, nada melhor do que o som das ondas do mar ao longo da costa, em um dia com sol azul, com a briza do vento batendo em nosso rosto, não é? E para muitos de nós que passamos a maior parte das horas da semana dentro de casa ou no escritório, não é preciso muita persuasão para pegar o carro até a praia mais próxima.

Mas se você precisar de mais razões para ir à praia, descubra como o surfe, o sol e a areia podem melhorar sua saúde física e mental.

Em um estudo publicado no Journal of Environmental Psychology, o autor J. Aaron Hipp, Ph.D., especialista em saúde ambiental e professor assistente na Brown School, apontou os benefícios para o ambiente restaurador da praia.

“Estudos mostraram que ambientes naturais como praias e parques oferecem benefícios mais restaurativos para as pessoas do que academias, locais de entretenimento e o ambiente urbano construído”, disse Hipp.

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Seu estudo vai além, sugerindo que precisamos de condições específicas naquele ambiente à beira-mar para alcançar o efeito restaurador desejado.

“Dias de temperaturas amenas e marés baixas oferecem os ambientes mais restauradores ao visitar a praia”, disse ele.

“Banhistas que visitam em um dia quase 3 graus mais quente que a média foram 30 por cento menos propensos a perceber os benefícios restauradores da praia ou do parque, em comparação com aqueles que visitam em média ou mais frio do que a média de dias.”

Benefícios da praia para a saúde
Benefícios da praia para a saúde

Benefícios do banho de Sol

Nós todos sabemos dos riscos de muita exposição ao sol. Mas também há benefícios em tomar um banho de sol.

Quando nossa pele está diretamente exposta ao sol, nossos corpos produzem vitamina D, uma ferramenta vital que ajuda na absorção de cálcio e na construção de ossos fortes. Parte disso vem da dieta, mas uma boa parte também vem do sol. E de acordo com a Clínica Mayo, apenas 10 minutos de exposição ao sol podem nos fornecer nossa dose diária. De acordo com o conselho da vitamina D, “seu corpo pode produzir 10.000 a 25.000 UI de vitamina D em apenas um pouco de tempo que a pele leva para ficar rosa”.

Em um estudo, a exposição solar mostrou oferecer outros benefícios além da produção de vitamina D – incluindo um aumento de endorfinas e possível prevenção de doenças autoimunes.

Mas, apesar desses benefícios, limite a exposição ao excesso de luz solar para evitar riscos de câncer de pele. Quando você se dirigir ao sol por mais de alguns minutos, lembre-se de usar roupas de proteção e aplicar protetor solar com FPS 15 ou superior.

Benefícios de andar na areia da praia

Você sabia que as solas dos seus pés têm mais glândulas sudoríparas e terminações nervosas por centímetro quadrado do que qualquer outra parte do corpo? E andar descalço os estimula muito mais do que andar de sapatos?

Você não só está estimulando as terminações nervosas quando anda na areia, mas também fortalece os músculos dos pés, que não se acostumam tanto quando está usando sapatos. E de acordo com Martin Zucker, autor do livro Earthing: A Descoberta de Saúde Mais Importante de Todos os Tempos, você pode estar mais conectado com a terra quando descarta seus sapatos, colhendo benefícios vitais para melhorar o humor. “Aterramento”, argumenta Zucker, reconecta nossos corpos à energia sempre presente da Terra, que os estilos de vida modernos têm diminuído cada vez mais.

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E em um estudo focado em correr e andar na areia, os pesquisadores descobriram que andar na areia requer de 1,6 a 2,5 vezes a energia do que uma superfície dura.

“Nossos músculos realizam um trabalho mais mecânico quando correm ou andam na areia do que em uma superfície dura”, disse o co-autor Dr. Thierry M. Lejeune.

Se pisar na areia pesada por muito tempo parecer cansativo, tente alternar sua caminhada ou corra na areia mais compacta perto da água, onde a superfície será menos desafiadora.

Benefícios do banho de mar

A água do mar contém altos níveis de vários minerais – incluindo magnésio, potássio e iodo – que podem ajudar a combater infecções, oferecer efeitos terapêuticos e potencialmente ajudar o corpo a se curar e desintoxicar.

A natação está ligada à diminuição do estresse e aumento da sensação de bem-estar; estudos mostraram que natação e exercícios com base na água ajudam a diminuir a ansiedade e a depressão.

Além de seus efeitos terapêuticos, a natação proporciona excelente exercício físico, empregando a maioria dos nossos principais grupos musculares, especialmente porque a água proporciona uma resistência suave.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a natação é a quarta atividade esportiva mais popular nos Estados Unidos. Entre outras atividades aeróbicas (como correr e andar de bicicleta), nadar por apenas duas horas e meia por semana pode ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas e aumentar a saúde do coração.

E como é um esporte sem impacto, a natação é uma ótima maneira de as pessoas com lesões praticarem exercícios. Para quem sofre de artrite, o exercício à base de água pode ajudar a melhorar os sintomas da dor nas articulações.

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