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Benefícios das azeitonas para a saúde

Não é nenhum segredo que as azeitonas possuem vários benefícios para a saúde. Pressionados no óleo de cozinha ou comidos inteiros, essas pequenas frutas são excelentes ajudantes do coração, mas os benefícios das azeitonas vão além de apenas um estímulo cardiovascular. Conheça essas grandes vantagens abaixo.

Benefícios das azeitonas para a saúde
Benefícios das azeitonas para a saúde

9 Benefícios das azeitonas para a saúde

1. São um lanche saudável para o coração.

As azeitonas são repletas de ácidos graxos monoinsaturados, um tipo de gordura ligada à redução do LDL (colesterol “ruim”), mantendo o HDL (colesterol “bom”). As poderosas propriedades antioxidantes dos polifenóis da azeitona também protegem contra o estresse oxidativo e o estresse crônico. inflamação, um fator chave de iniciação da doença cardíaca.

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Além disso, evidências de longo prazo sugerem que as pessoas que consomem azeite extra-virgem diariamente têm menor risco de ataque cardíaco, pressão alta e mortalidade cardiovascular do que aquelas que não o fazem.

2. Melhoram a circulação.

Os compostos à base de plantas em azeitonas podem aumentar a produção de óxido nítrico, melhorando a função vascular, promovendo o fluxo sanguíneo para os tecidos. Isso é benéfico tanto para a saúde a curto como a longo prazo, uma vez que uma melhor circulação melhora tudo, desde corridas no ginásio até ao risco global de doença crónica.

Alguns tipos de azeitonas também podem fornecer até 25% de suas necessidades de ferro, um mineral importante que ajuda a fornecer oxigênio para seus órgãos.

3. Possuem benefícios anti-inflamatórios.

Os polifenóis encontrados nas azeitonas podem ajudar a reduzir a inflamação crônica, interrompendo o dano ao tecido do órgão antes que ele comece. Dito isto, as azeitonas são mais conhecidas pelo seu papel primordial nas dietas mediterrânicas, que estão cheias de vegetais saudáveis, fruta e 100% de cereais integrais. É por isso que é importante se concentrar em melhorar sua dieta como um todo, em vez de uma refeição ou lanche!

4. São benéficos para os seus ossos.

Os polifenóis também podem melhorar a densidade mineral óssea reduzindo a degeneração. Além disso, dietas mediterrâneas têm sido associadas a um menor risco de fraturas em adultos mais velhos.

5. Melhoram a saúde do cérebro.

Como as azeitonas ajudam a reduzir o estresse oxidativo causado pela inflamação, elas também protegem os tecidos dos órgãos vitais (ou seja, o cérebro!) Contra danos prejudiciais e potencialmente irreversíveis. Outro benefício: as azeitonas contêm vitamina E, um antioxidante ligado à cognição melhorada e menor risco de declínio cognitivo. Dietas que dependem do azeite como fonte primária de gordura também estão associadas a um menor risco de doença de Alzheimer.

6. Podem ajudá-lo a ficar satisfeito.

Usando azeite extra-virgem quando cozinhar pode aumentar a saciedade, proporcionando gorduras saudáveis e saborosas que o mantêm mais cheio, por mais tempo. Uma colher de sopa possui cerca de 120 calorias, enquanto 120 calorias no valor de azeitonas é de aproximadamente 30 azeitonas (dependendo do tipo e tamanho). Também fornece fibra dietética; uma xícara tem cerca de 15% do que você precisa em um dia! Dito isto, aqueles que estão em uma dieta de baixo teor de sódio devem ficar com a versão em óleo.

7. Pode reduzir o risco de alguns tipos de câncer.

Os benefícios das frutas e vegetais fazem com que eles não se preocupem com alimentos e lanches diários. Alimentos altamente antioxidantes, como as azeitonas, também podem diminuir suas chances de certos tipos de câncer, protegendo o DNA celular (impedindo o crescimento do tumor) e reduzindo o estresse oxidativo.

8. Eles podem melhorar o açúcar no sangue.

O azeite de oliva extra-virgem, em particular, pode reduzir o nível de açúcar no sangue em até duas horas após a refeição, auxiliando na ação da insulina. Os ácidos oléicos (um tipo de gordura saudável para o coração) e polifenóis nas azeitonas também podem ajudar. Pesquisas indicam dietas ricas em gorduras monoinsaturadas e antioxidantes podem diminuir o risco de diabetes tipo II.

9. Podem ajudá-lo a absorver outros nutrientes melhor.

Antioxidantes encontrados em muitos legumes e frutas são melhor absorvidos quando ingeridos com gordura dietética, como azeitonas. Adicionar uma colher de sopa de azeite de oliva a saladas e regá-la em banhos vegetarianos pode ajudar a melhorar a ingestão de carotenóides, que beneficiam seus olhos e diminuem o risco de doenças a longo prazo.

Comer azeitonas, além de mais vegetais e frutas, resulta em algumas vantagens significativas, ajudando você a atingir metas de perda de peso e a fazer uma mudança positiva que beneficie sua saúde a longo prazo.

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