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Benefícios do Brócolis para a saúde

Essas mini-árvores são notórias por serem empurradas para fora dos pratos de crianças ao redor do mundo, mas a reputação dos brócolis como um dos vegetais mais saudáveis ainda é verdadeira. O brócolis pertence à família de vegetais crucíferos, que inclui couve, couve-flor, couve de Bruxelas, repolho, couve e nabos. Essas usinas de nutrição fornecem cargas de nutrientes com poucas calorias.

Se você está tentando comer mais saudável, os vegetais crucíferos, como o brócolis, devem estar no topo da sua lista de compras.

De acordo com o USDA National Nutrient Database, uma xícara de brócolis cru picado (aproximadamente 91 gramas) contém 31 calorias, 0 grama de gordura, 6 gramas de carboidrato (incluindo 2 gramas de açúcar e 2 gramas de fibra) e 3 gramas de proteína.

Apenas uma xícara de brócolis fornece mais de 100% de sua necessidade diária de vitamina C e vitamina K e também é uma boa fonte de vitamina A, folato e potássio.

Benefícios do Brócolis para a saúde
Benefícios do Brócolis para a saúde

Possíveis benefícios do brócolis para a saúde

O consumo de frutas e vegetais de todos os tipos tem sido associado a um risco reduzido de muitas condições de saúde relacionadas ao estilo de vida. Muitos estudos sugerem que o aumento do consumo de alimentos vegetais, como o brócolis, diminui o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e mortalidade geral. Pode também promover uma aparência saudável ao cabelo, aumento de energia e, em geral, menor peso.

O brócolis pode ajudar na luta contra o câncer

Comer uma grande quantidade de vegetais crucíferos tem sido associado a um menor risco de câncer; particularmente câncer de pulmão e cólon. Estudos sugeriram que o sulforafano, o composto contendo enxofre que dá aos vegetais crucíferos sua mordida amarga, é também o que lhes confere o poder de combater o câncer.

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Pesquisadores descobriram que o sulforafano pode inibir a enzima histona deacetilase (HDAC), conhecida por estar envolvida na progressão das células cancerígenas. A capacidade de parar as enzimas HDAC pode tornar os alimentos que contêm sulforafano uma parte potencialmente poderosa do tratamento do câncer no futuro. O sulforafano está sendo estudado atualmente por sua capacidade de retardar o câncer, com resultados promissores nos cânceres de melanoma, esôfago, próstata e pâncreas.

Outra vitamina importante que contém brócolis, o folato, foi descoberto que pode diminuir o risco de câncer de mama em mulheres. A ingestão adequada de folato dietético (em alimentos) também se mostrou promissora na proteção contra câncer de cólon, estômago, pâncreas e cervical. Embora o mecanismo por trás da proteção não seja compreendido, os pesquisadores acreditam que pode ter algo a ver com o papel do folato na produção de DNA e Ácido ribonucleico e a prevenção de mutações.

Melhora a saúde óssea

A ingestão inadequada de vitamina K está associada a um maior risco de fratura óssea. Apenas uma xícara de brócolis picado fornece 92 microgramas de vitamina K, bem mais de 100 por cento de sua necessidade diária. Consumir uma quantidade adequada de vitamina K melhora a saúde óssea, melhorando a absorção de cálcio e reduzindo a excreção urinária de cálcio.

O brócolis também contribui para a sua necessidade diária de cálcio, fornecendo 43 miligramas em um copo.

Ajuda a parecer mais jovem

A vitamina C antioxidante, quando ingerida na sua forma natural (em produtos frescos, em oposição a suplementos) pode ajudar a combater os danos da pele causados pelo sol e a poluição, reduzir as rugas e melhorar a textura geral da pele.

Muitas pessoas pensam automaticamente em frutas cítricas quando pensam em vitamina C, mas você sabia que o brócolis fornece 81 miligramas em apenas uma xícara? Isso é mais do que você precisa em um dia inteiro.

A vitamina C desempenha um papel vital na formação de colágeno, o principal sistema de suporte para a pele. A vitamina A e a vitamina E também são cruciais para uma pele saudável, que o brócolis fornece.

Melhor digestão e desintoxicação natural

Comer alimentos com uma fibra natural como o brócolis pode prevenir a constipação, manter um sistema digestivo saudável e diminuir o risco de câncer de cólon. A fibra adequada promove a regularidade, que é crucial para a excreção diária de toxinas através da bílis e das fezes. Estudos recentes mostraram que a fibra dietética também pode desempenhar um papel na regulação do sistema imunológico e da inflamação.

Proteção contra doenças crônicas

De acordo com o Departamento de Medicina Interna e Ciências Nutricionais da Universidade de Kentucky, altas ingestões de fibras estão associadas com riscos significativamente menores de desenvolver doença cardíaca coronária, derrame, hipertensão, diabetes, obesidade e certas doenças gastrointestinais.

Aumento da ingestão de fibras também foi mostrado para diminuir os níveis de pressão arterial e colesterol, melhorar a sensibilidade à insulina e aumentar a perda de peso para indivíduos obesos.

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