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Benefícios do chocolate para a saúde

O chocolate recebe muita criticas por causa de seu alto teor de gordura e açúcar. Seu consumo tem sido associado a acne, obesidade, hipertensão arterial, doença arterial coronariana e diabetes.

No entanto, de acordo com uma revisão dos efeitos sobre a saúde do chocolate publicados no Netherlands Journal of Medicine, nem tudo é má notícia.

Os autores apontam para a descoberta de que o cacau, o principal ingrediente do chocolate, contém compostos fenólicos biologicamente ativos.

Isso mudou a visão das pessoas sobre o chocolate e estimulou a pesquisa sobre como isso pode afetar o envelhecimento e condições como o estresse oxidativo, a regulação da pressão arterial e a aterosclerose.

O potencial antioxidante do chocolate pode ter uma série de benefícios para a saúde. Quanto maior o teor de cacau, como no chocolate amargo, mais benefícios existem. O chocolate escuro também pode conter menos gordura e açúcar, mas é importante verificar o rótulo.

Benefícios do chocolate para a saúde
Benefícios do chocolate para a saúde

Chocolate branco vs. chocolate escuro

Os fabricantes de chocolate branco ou de leite alegam que seu produto é melhor para a saúde porque contém leite, e o leite fornece proteína e cálcio. Os defensores do chocolate escuro apontam para o maior teor de ferro e os níveis de antioxidantes em seus produtos.

Diferenças nutricionais do chocolate branco vs chocolate escuro

Nutrientes do chocolate branco (100g):

  • Energia 531 kcal
  • Proteína 8,51 g
  • Carboidrato 58 g
  • Gordura 30,57 g
  • Açúcares 54 g
  • Ferro 0,91 mg
  • Fósforo 206 mg
  • Potássio 438 mg
  • Sódio 101 mg
  • Cálcio 251 mg
  • Colesterol 24 mg

Nutrientes do chocolate escuro (100g):

  • Energia 556 kcal
  • Proteína 5,54 g
  • Carboidrato 60,49 g
  • Gordura 32,4 g
  • Açúcares 47,56 g
  • Ferro 2,13 mg
  • Fósforo 51 mg
  • Potássio 502 mg
  • Sódio 6 mg
  • Cálcio 30 mg
  • Colesterol 5 mg

Benefícios do chocolate para a saúde

É importante notar que os possíveis benefícios do chocolate para a saúde mencionados abaixo vieram de estudos individuais. Mais pesquisas são necessárias para confirmar que comer chocolate pode realmente melhorar a saúde das pessoas.

Veja também: Quais são os benefícios da cenoura para a saúde?

Além disso, as barras de chocolate não contêm apenas cacau. Os benefícios e riscos de qualquer outro ingrediente, como açúcar e gordura, precisam ser considerados.

Colesterol

Um estudo, publicado no Journal of Nutrition, sugere que o consumo de chocolate pode ajudar a reduzir os níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL), também conhecidos como “colesterol ruim”.

Os pesquisadores se propuseram a investigar se as barras de chocolate contendo esteróis vegetais (PS) e flavonóides de cacau (CF) têm algum efeito sobre os níveis de colesterol.

Os autores concluíram que: “O consumo regular de barras de chocolate contendo PS e CF, como parte de uma dieta com baixo teor de gordura, pode apoiar a saúde cardiovascular, diminuindo o colesterol e melhorando a pressão arterial”.

Função cognitiva

Cientistas da Harvard Medical School sugeriram que beber duas xícaras de chocolate quente por dia poderia ajudar a manter o cérebro saudável e reduzir o declínio da memória em pessoas idosas.

Os pesquisadores descobriram que o chocolate quente ajudou a melhorar o fluxo sanguíneo para partes do cérebro onde era necessário.

O principal autor, Farzaneh A. Sorond, disse:

“Como diferentes áreas do cérebro precisam de mais energia para completar suas tarefas, elas também precisam de um fluxo sanguíneo maior. Essa relação, chamada de acoplamento neurovascular, pode desempenhar um papel importante em doenças como a doença de Alzheimer”.

Resultados de um experimento em laboratório, publicado em 2014, indicaram que um extrato de cacau, chamado lavado, pode reduzir ou prevenir danos às vias nervosas encontradas em pacientes com doença de Alzheimer. Este extrato pode ajudar a retardar os sintomas, como o declínio cognitivo.

Outro estudo, publicado em 2016 na revista Appetite, sugere que comer chocolate pelo menos uma vez por semana poderia melhorar a função cognitiva.

Doença cardíaca

Pesquisa publicada no The BMJ, sugere que consumir chocolate pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas em um terço.

Com base em suas observações, os autores concluíram que níveis mais altos de consumo de chocolate poderiam estar ligados a um menor risco de distúrbios cardiometabólicos.

Eles pedem mais estudos experimentais para confirmar se o consumo de chocolate é benéfico.

Acidente vascular cerebral

Cientistas canadenses, em um estudo envolvendo 44.489 indivíduos, descobriram que as pessoas que comiam uma porção de chocolate tinham 22% menos chance de sofrer derrame do que aquelas que não consumiam. Além disso, aqueles que comiam cerca de 50 gramas de chocolate por semana eram 46 por cento menos propensos a morrer de um acidente vascular cerebral.

Um outro estudo, publicado na revista Heart em 2015, acompanhou o impacto da dieta na saúde a longo prazo de 25.000 homens e mulheres.

Os resultados sugerem que a ingestão de até 100 gramas (g) de chocolate por dia pode estar associada a um menor risco de doença cardíaca e derrame.

Crescimento e desenvolvimento fetal

Comer 30 g de chocolate todos os dias durante a gravidez pode beneficiar o crescimento e desenvolvimento fetal, de acordo com um estudo apresentado na Reunião de Gravidez de 2016 da Sociedade de Medicina Materna-Fetal em Atlanta, nos EUA.

Desempenho atlético

Descobertas publicadas no Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva sugerem que um pouco de chocolate amargo pode aumentar a disponibilidade de oxigênio durante o treinamento físico.

Pesquisadores que estudaram ciclistas fazendo provas de tempo no Reino Unido descobriram que “Depois de comer chocolate amargo, os pilotos usavam menos oxigênio quando pedalavam em um ritmo moderado e também cobriam mais distância em um contra-relógio de dois minutos”.

Os cientistas acreditam que o sucesso do chocolate escuro, neste caso, é que ele contém flavonóides conhecidos como epicatequinas, que aumentam a liberação de óxido nítrico no organismo. Suco de beterraba tem um efeito semelhante.

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