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Benefícios do consumo de peixe para saúde e coração

Em suas recomendações dietéticas e de estilo de vida divulgadas anteriormente, a American Heart Association (AHA) estimulou o consumo de peixe duas vezes por semana. Mas as preocupações aumentaram com a contaminação de peixes, que podem conter vestígios de mercúrio, que podem ser tóxicos para os seres humanos.

Agora, em uma nova consultoria científica publicada na revista Circulation, especialistas em nutrição reafirmaram a segurança e os benefícios do consumo de peixe para a saúde do coração.

Benefícios do consumo de peixe para saúde e coração
Benefícios do consumo de peixe para saúde e coração

Benefícios do consumo de peixe para a saúde do coração

“Desde o último comunicado sobre comer peixe que foi publicado pela Associação em 2002, estudos científicos estabeleceram os efeitos benéficos de comer frutos do mar ricos em ácidos graxos ômega-3, especialmente quando substitui alimentos menos saudáveis, como carnes que são ricos em artéria”. “Entupimento da gordura saturada”, disse Eric B. Rimm, professor de epidemiologia e nutrição da Universidade de Harvard.

A AHA recomendou a ingestão de duas porções de 100 gramas de peixe não frito, ou cerca de três quartos de uma xícara de peixe em flocos a cada semana. Consumo de peixes oleosos como salmão, cavala, arenque, truta do lago, sardinha ou atum albacora foi incentivado. O consumo de ácidos graxos ômega-3 foi enfatizado devido à sua associação com a redução do risco de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, artrite, demência e certas condições de saúde mental.

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A atividade industrial é responsável pelo aumento dos níveis de mercúrio transportado pelo ar, que pode eventualmente acabar em na natureza. O mercúrio pode então ser consumido por animais marinhos, especialmente peixes grandes como tubarão, peixe-espada, peixe-rei, cavala, atum-patudo, etc.

Um painel de especialistas em nutrição revisou estudos sobre mercúrio em peixes e concordou que a contaminação por mercúrio pode estar ligada a problemas neurológicos em recém-nascidos. Isto refletiu as recomendações dietéticas para mulheres grávidas que listaram certos peixes entre os alimentos a serem evitados. Mas sua revisão da pesquisa científica existente afirmou que os benefícios do consumo de peixe superavam os riscos de contaminação por mercúrio. Eles também descobriram que não aumentava o risco de doença cardíaca em adultos, especialmente se uma variedade de frutos do mar fosse consumida.

Em seu comunicado anterior, a AHA não recomendou suplementos de óleo de peixe ômega-3 para a prevenção de doenças cardiovasculares clínicas. Atribuiu-se a falta de evidências científicas sobre os efeitos dos suplementos no risco cardiovascular. A nova assessoria também discutiu outros tópicos relacionados, como a importância de técnicas sustentáveis de criação de peixes.

Em 2017, a Food and Drug Administration (FDA) e a Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental) ofereceram conselhos de segurança e recomendaram que os adultos consumam de 220 a 340 gramas de peixe com baixo teor de mercúrio por semana.

“Os peixes são uma fonte importante de proteína e outros nutrientes para crianças pequenas e mulheres que estão ou podem engravidar ou estão amamentando. Este conselho mostra claramente a grande diversidade de peixes no mercado dos EUA que eles podem consumir com segurança”, disse o Dr. Stephen. Ostroff, Comissário Adjunto da FDA para Alimentos e Medicina Veterinária.

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