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Benefícios para a saúde de café vs chá

Para alguns, o café é uma droga essencial, seja para trabalhar, para estudar, etc: um líquido que afasta a fadiga, as dores de cabeça e a falta de motivação. Ou talvez você já seja um viciado no café que agora se voltou para as variedades suaves de chá para obter uma dose decente de cafeína, sem o nervosismo.

É claro que o café às vezes soa mais como um vício do que uma bebida que é boa para você, e talvez por isso o chá tenha a boa reputação de ser mais saudável. Mas afinal quais os Benefícios para a saúde de café vs chá? Vamos descobrir agora.

Origens do chá e do Café

Benefícios para a saúde de café vs chá
Benefícios para a saúde de café vs chá

Enquanto o chá é a bebida mais consumida no mundo ao lado da água (e logo antes da cerveja), o café também é muito popular, sendo o Brasil o maior exportador de café do mundo. E ambas as bebidas existem há muito tempo.

Segundo a lenda, o chá foi descoberto pela primeira vez pelo imperador da China em 2737 a.C, enquanto ele estava fervendo água debaixo de uma árvore. Quando as folhas caem acidentalmente na água fervente, ele a provou e ficou surpreso com seu sabor. O chá tornou-se popular entre os eruditos e sacerdotes na China e no Japão, que tomavam chá para ficar acordados, estudar e meditar. Talvez seja por isso que a bebida quente sempre esteve associada à atenção plena, calma, espiritualidade e saúde sólida.

Enquanto isso, o café apareceu um pouco mais tarde, mas não se sabe a data exata – e acredita-se que tenha se originado nas terras altas da Etiópia, onde a lenda diz que um pastor de cabras chamado Kaldi notou que suas cabras se tornaram hiperativas depois de comer certas frutas de uma árvore. O café então se espalhou para os monges nos mosteiros, onde beberam a bebida para mantê-los alertas enquanto oravam. De lá, começou a atravessar a Península Arábica. Tanto o café quanto o chá permaneceram bebidas orientais durante muito tempo; o café chegou à Europa no século XVII e depois foi conquistou o mundo inteiro.

Benefícios do Chá e do Café

Tanto o café quanto o chá têm seus benefícios, embora seja sempre difícil identificar exatamente o que são devido à grande quantidade de estudos contraditórios. Os pesquisadores concentraram-se em benefícios potenciais específicos do café, com alguns estudos descobrindo que o café pode ter a capacidade de reduzir a incidência de demência ou de Alzheimer ou mesmo diabetes tipo 2, por exemplo. O café tem um teor de cafeína maior do que o chá, o que significa que seus níveis de estimulantes podem ajudar as pessoas com asma, relaxando as vias aéreas do pulmão. A cafeína também ajuda na constrição dos vasos sanguíneos no cérebro e na redução das enxaquecas, e muitas vezes alivia as ressacas por causa disso. Então, se você tiver uma dor de cabeça forte, tomar um pouco de café e comida (e água) pode ajudá-lo.

Veja também: Efeitos da cafeína na função do cérebro: como beber café o deixa acordado

A Escola de Saúde Pública de Harvard analisou o efeito geral do café sobre a saúde e concluiu que a bebida era bastante neutra – não causava problemas sérios de saúde, mas também não tinha necessariamente nenhum benefício específico para a saúde. Mesmo beber até 6 xícaras de café não parecia aumentar o risco de morte de qualquer pessoa, mas também não fazia com que ninguém vivesse mais. O que isso significa, essencialmente, é que, se você é um amante fiel do café, não precisa se preocupar com nada.

O chá, por outro lado, é preenchido com antioxidantes e potenciais propriedades de combate ao câncer. Segundo o Instituto Nacional do Câncer do NIH (National Institutes of Health), o chá contém compostos de polifenóis, que são antioxidantes que podem ajudar na prevenção do câncer. Embora não tenha sido estudado o suficiente para concluir se o chá de fato reduz o risco de câncer, o chá tem sido freqüentemente considerado uma bebida terapêutica ou medicinal que possui qualidades suavizantes e rejuvenescedoras. Todos os tipos de chá são feitos das folhas da planta, que murcham e oxidam após a colheita; oxidação resulta na quebra de produtos químicos. A quantidade de oxidação que ocorre nas folhas é o que define os diferentes tipos de chás, do chá preto ao chá branco e, claro, o chá verde. Os polifenóis, em particular, são um grupo de químicos vegetais que se acredita estarem envolvidos em benefícios para a saúde – especialmente no chá verde. Chás com os mais altos níveis de polifenóis são geralmente feitos com chás quentes, em vez de chás engarrafados frios (e açucarados). Polifenóis contêm radicais livres que podem proteger as células dos danos ao DNA.

Pontos negativos do Chá e do Café

Como com qualquer coisa que contenha cafeína, muito café e chá podem resultar em aumento da ansiedade, taquicardia, palpitações cardíacas, insônia, inquietação e náusea. Quantidades elevadas de café não filtrado, por sua vez, têm sido associadas a níveis mais elevados de colesterol ruim, o LDL (Lipoproteína de baixa densidade). O chá contém flúor e, embora isso seja bom para a saúde bucal, muito dele pode aumentar o risco de ossos frágeis e osteofluorose. Certas misturas de chá da China, Índia ou Sri Lanka foram descobertos que contem alumínio e quantidades arriscadas de chumbo, então de onde vem seu chá é muito importante.

Para ser completamente honesto, no entanto, ambas as bebidas têm pontos negativos e benefícios para a saúde, mas são, na maior parte, bastante decente para você. Muito açúcar, por outro lado, é o vilão – por isso, aproveite a sua cafeína.

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