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Efeitos da cafeína na função do cérebro: como beber café o deixa acordado

Muitos de nós precisam de uma xícara de café ou chá para acordar de manhã. Após ingerir cafeína, começamos a nos sentir mais alertas, concentrados, felizes e enérgicos, apesar da má noite de sono. Os efeitos da cafeína no cérebro são devidos à capacidade do estimulante de bloquear moléculas que induzem o sono.

No vídeo TED-Ed, “Como a cafeína nos mantém acordados?” Hanan Qasim explica que o estimulante mais popular do mundo nos mantém alertas ao bloquear a substância adenosina. Esta substância vai para os receptores de neurônios que são adaptados à molécula de alta energia, o ATP, causando uma cascata de reações bioquímicas que fazem com que os neurônios fiquem mais lentos e retardem a liberação de importantes moléculas de sinalização cerebral. Em outras palavras, a adenosina trabalha para nos fazer dormir.

A cafeína, conhecida como antagonista dos receptores de adenosina, funciona ao descarrilar esse processo através do bloqueio da adenosina. A cafeína e a adenosina possuem uma estrutura molecular bastante semelhante que a cafeína pode encaixar em receptores de adenosina, mas não suficientemente próxima para ativá-los. A adenosina trabalha para inibir os neurônios, enquanto a cafeína inibe o inibidor para nos estimular.

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Muitas vezes, quando tomamos café, chá ou mesmo refrigerante, podemos sentir uma onda de energia e emoções positivas. Em alguns neurônios, os receptores de adenosina estão ligados a receptores de dopamina, uma molécula no cérebro que funciona para promover sentimentos de prazer. Quando as dobras de adenosina entram em um desses receptores emparelhados, torna-se difícil para a dopamina permanecer em seu próprio local, o que pode levar à diminuição do humor.

Mas, quando a cafeína substitui a adenosina, a dopamina pode deslizar em seu lugar, o que promove a vigilância e os estados de ânimo positivos. No entanto, esse aumento súbito pode levar a um aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial; Aumento na micção ou diarréia; E contribuem para a insônia e a ansiedade. Isso ocorre porque a cafeína atua como um estimulante no sistema nervoso central, com seus efeitos começando já 15 minutos após a ingestão e durando até seis horas, de acordo com o Serviço de Saúde da Universidade de Michigan.

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O cérebro pode facilmente se adaptar ao consumo regular de cafeína. Isso pode levar os receptores de adenosina a serem perpetuamente obstruídos e fazer com que o corpo fabrique outros. Isso significa que, mesmo que a cafeína esteja à espreita no cérebro, a adenosina ainda pode funcionar, sinalizando o poder do cérebro.

A presença de receptores extras de adenosina explica por que precisamos consumir mais e mais cafeína para ficar alerta. Contrastantemente, o abandono da cafeína promove sintomas de abstinência, pois há muitos receptores de adenosina, mas sem competição. Isso faz com que a adenosina trabalhe horas extras, causando sintomas como dores de cabeça, cansaço e estados de espírito deprimidos. Em alguns dias, os receptores adicionais de adenosina desaparecerão, e o corpo reajustará de volta ao normal sem cafeína.

Em geral, a cafeína funciona alterando a química do cérebro e bloqueando a adenosina, o produto químico natural induzindo o sono cerebral. É através desse processo que experimentamos crises de alerta e crises de sonolência quando bebemos bastante cafeína ou não o suficiente. Então, se confiarmos no café durante o dia, precisamos começar a monitorar sua ingestão se começarmos a ter problemas para adormecer à noite.

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