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Praticar exercícios físicos podem relaxar a mente e o corpo

O exercício é uma forma de estresse físico. O estresse físico pode aliviar o estresse mental? Alexander Pope pensou assim: “A força da mente é o exercício, não o descanso”. Platão concordou: “O exercício curaria uma consciência culpada”. Você pensará assim também – se você aprender a aplicar o estresse físico do exercício de forma controlada e graduada.

Exercício aeróbico e de resistência

O exercício aeróbio é fundamental para a sua cabeça, assim como é para o seu coração. Você não pode concordar no início; De fato, os primeiros passos são os mais difíceis e, no início, o exercício será mais trabalho do que diversão. Mas, à medida que você entrar em forma, você começará a tolerar o exercício, depois desfrutá-lo e, finalmente, dependerá disso.

O exercício aeróbio regular irá trazer mudanças notáveis ​​para seu corpo, seu metabolismo, seu coração e seus espíritos. Tem uma capacidade única para se divertir e relaxar, para proporcionar estimulação e calma, para combater a depressão e dissipar o estresse. É uma experiência comum entre os atletas de resistência e foi verificado em ensaios clínicos que usaram com sucesso o exercício para tratar distúrbios de ansiedade e depressão clínica. Se atletas e pacientes podem obter benefícios psicológicos do exercício, você também pode.

Como o exercício pode enfrentar problemas tão difíceis como ansiedade e depressão?

Existem várias explicações, algumas químicas, outras comportamentais. Os benefícios mentais do exercício aeróbico têm uma base neuroquímica. O exercício reduz os níveis dos hormônios do estresse do corpo, como adrenalina e cortisol. Também estimula a produção de endorfinas, produtos químicos no cérebro que são os analgésicos naturais do corpo e elevadores de humor. As endorfinas são responsáveis ​​pelo “alto do corredor” e pelos sentimentos de relaxamento e otimismo que acompanham muitos exercícios difíceis – ou, pelo menos, o banho quente após o término do seu exercício.

Fatores comportamentais também contribuem para os benefícios emocionais do exercício. À medida que sua cintura diminui e sua força e resistência aumentam, sua auto-imagem melhorará. Você ganhará uma sensação de domínio e controle, de orgulho e autoconfiança. Seu vigor e energia renovados o ajudarão a ter sucesso em muitas tarefas, e a disciplina do exercício regular irá ajudá-lo a alcançar outros objetivos de estilo de vida importantes.

Quase qualquer tipo de exercício ajuda a combater o estresse e relaxar. Caminhada e corrida são excelentes exemplos. Mesmo um simples passeio de 20 minutos pode limpar a mente e reduzir o estresse. Mas algumas pessoas preferem exercícios vigorosos que queimam o estresse, juntamente com calorias. Essa é uma razão pela qual os elípticos são tão populares. E os mesmos exercícios de alongamento que ajudam a relaxar seus músculos após um duro treino ajudarão a relaxar sua mente também.

Exercícios de auto regulação

A atividade física regular mantém você saudável, pois reduz o estresse. Mas outro tipo especial de exercício conhecido como exercícios de auto regulação também pode reduzir o estresse.

O estresse vem em muitas formas e produz muitos sintomas. Os sintomas mentais variam de preocupação e irritabilidade à agitação e insônia, raiva e hostilidade, ou sensações de medo, pressentimento e até mesmo pânico.

O estresse mental também pode produzir sintomas físicos. Os músculos estão tensos, resultando em agitação, expressões faciais esticadas, dores de cabeça ou dor no pescoço e nas costas. A boca está seca, produzindo sede inextinguível ou talvez a sensação de um nódulo na garganta que dificulta a ingestão. Os músculos da mandíbula apertados podem produzir dor no maxilar e dores de cabeça. A pele pode ser pálida, suada e úmida. Os sintomas intestinais variam de “borboletas” a azia, cólicas ou diarreia. A micção freqüente pode ser um incômodo. Um pulso pulsante é comum, assim como a opressão no peito. A respiração rápida também é típica e pode ser acompanhada por tosse repetitiva. Em casos extremos, a hiperventilação pode levar ao formigamento do rosto e dos dedos, cãibras musculares, vertigem e até mesmo desmaios.

Muitas formas de exercício reduzem o estresse diretamente e, ao prevenir doenças corporais, o exercício oferece benefícios extras para a mente. A atividade física regular irá diminuir a pressão arterial, melhorar seu colesterol e reduzir o nível de açúcar no sangue. O exercício reduz o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de cólon e mama, osteoporose e fraturas, obesidade, depressão e até mesmo demência (perda de memória). O exercício retarda o processo de envelhecimento, aumenta a energia e prolonga a vida.

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