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Pesquisadores dizem que você está se exercitando mais do que você pensa

Eles dizem que uma viagem de mil milhas começa com um único passo. Se o pensamento de uma viagem de mil milhas te deixa cansado, temos uma ótima notícia para você: você provavelmente já completou uma. Um novo estudo publicado na revista Health Psychology descobre que as pessoas subestimam a quantidade de exercícios que estão fazendo e que essa subestimação pode ser prejudicial.

Pesquisadores dizem que você está exercitando mais do que você pensa

Os psicólogos da Universidade de Stanford puxaram dados sobre 61.141 adultos americanos de dois grandes estudos realizados na década de 1990 e no início dos anos 2000: o National Health Interview Survey e o National Health and Nutrition Examination Survey. Os participantes responderam questionários sobre seus estilos de vida, saúde e hábitos de exercício, e alguns usavam acelerômetros para acompanhar seus movimentos. Todo mundo perguntou-se uma pergunta-chave: “Você diria que você é fisicamente mais ativo, menos ativo, ou tão ativo quanto outras pessoas de sua idade?”

Os pesquisadores então aproveitaram o Índice Nacional de Morte até 2011 para descobrir quais dos participantes ainda estavam vivos 10 a 20 anos depois.

A combinação desses três estudos cedeu dois fatos interessantes. Primeiro, muitos participantes acreditavam ser menos ativos do que realmente eram. Em segundo lugar, e mais surpreendentemente, eles descobriram que as pessoas que se classificavam como “menos ativas” eram mais propensas a morrer, mesmo quando suas taxas de atividade reais contaram uma história diferente. O contrário também foi verdade: as pessoas que superestimaram seu exercício tiveram taxas de mortalidade mais baixas.

Há muitas razões pelas quais isso poderia ter acontecido. A depressão e outras doenças mentais certamente podem influenciar tanto a nossa autopercepção como a nossa saúde geral. Os pesquisadores tentaram controlar essa variável, verificando os níveis de estresse dos participantes e perguntando se eles tinham visto um profissional de saúde mental no ano passado. Mas nem todos os que precisam de ajuda podem obtê-la.

Os autores do estudo Octavia Zahrt e Alia Crum têm uma hipótese diferente. Eles dizem que nossas crenças sobre o exercício realmente podem afetar nosso risco de morte. “Os efeitos do placebo são muito robustos na medicina”, disse Crum em um comunicado. “É lógico esperar que eles também desempenhem um papel na formação dos benefícios da saúde comportamental”.

Os dados sugerem que nossas idéias sobre exercício físico e exercício são duas coisas muito diferentes. Se todos os seus amigos são maratonistas e montanhistas, você pode se sentir como uma preguiça – mesmo se você gastar regularmente sua hora de almoço na aula de ioga.

Crum e Zahrt dizem que todos poderíamos nos beneficiar ao mudar a nossa definição de “exercício”.

“Muitas pessoas pensam que a única atividade física saudável é o exercício vigoroso em uma academia ou em uma pista”, disse Zahrt à Mental Floss em um e-mail. “Eles subestimam a importância de simplesmente caminhar até a loja, subir as escadas, limpar a casa ou levar as crianças para a escola”.

* O americano médio anda cerca de 5000 passos por dia, ou aproximadamente 2.5 milhas. A esse ritmo, levaria pouco mais de um ano para andar 1000 milhas.

* O brasileiro dá cerca de 4.289 passos durante o dia a dia.

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