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Quais os benefícios da couve para a saúde

Uma xícara de couve cozida contém 63 calorias, 5 gramas de proteína, 1 grama de gordura e 11 gramas de carboidratos, incluindo 8 gramas de fibra e 1 grama de açúcar.

E fornece mais de 250% das necessidades diárias de vitamina A de uma pessoa, mais de 50% de vitamina C, 26% de cálcio, 1% de ferro e 10% de vitamina B6 e magnésio.

A couve é uma rica fonte de vitamina K. Elas também contêm folato, tiamina, niacina, ácido pantotênico, colina, fósforo e potássio.

Quais os benefícios da couve para a saúde
Quais os benefícios da couve para a saúde

Uma dieta rica em frutas e vegetais está associada a um risco reduzido de muitas condições de saúde relacionadas ao estilo de vida.

O aumento do consumo de alimentos vegetais, como couve, tem demonstrado diminuir o risco de obesidade e mortalidade geral, diabetes e doenças cardíacas.

Também promove uma pele e cabelo saudáveis, maior energia e um peso geral menor.

Saúde óssea

Um baixo consumo de vitamina K tem sido associado a um maior risco de fratura óssea. O consumo de vitamina K age como um modificador das proteínas da matriz óssea, melhora a absorção de cálcio e pode reduzir a excreção urinária de cálcio.

Uma xícara de couve cozida fornece 770 microgramas de vitamina K, bem mais de 100 por cento da ingestão diária recomendada.

Câncer

Desde a década de 1980, a manutenção de uma alta ingestão de vegetais crucíferos tem sido consistentemente associada a um risco menor de desenvolver vários tipos de câncer, incluindo o câncer do trato digestivo superior, do colorectal, do seio e do rim.

Vegetais crucíferos têm compostos contendo enxofre conhecidos como glucosinolatos. Estudos sugeriram que eles podem impedir o processo de câncer em diferentes estágios de desenvolvimento para câncer de pulmão, colo-retal, de mama e de próstata, e possivelmente melanoma, câncer de esôfago e câncer de pâncreas.

Há evidências de que o couve e outros vegetais verdes que contêm grandes quantidades de clorofila podem ajudar a bloquear os efeitos carcinogênicos das aminas heterocíclicas. Essas substâncias são geradas ao grelhar alimentos em alta temperatura.

Diabetes e função hepática

As Dietary Guidelines for Americans recomendam 22,4 a 28 gramas de fibra por dia para mulheres, dependendo da idade, e 28 a 33,6 gramas por dia para homens.

Estudos mostraram que pessoas com diabetes tipo 1 que consomem dietas ricas em fibras têm níveis mais baixos de glicose no sangue. Pessoas com diabetes tipo 2 podem atingir melhores níveis de açúcar no sangue, lipídios e insulina.

Uma xícara de couve cozida fornece cerca de 8 gramas de fibra.

A couve também contém um antioxidante conhecido como ácido alfa-lipóico. Estudos sugerem que o ácido alfa-lipóico pode reduzir os níveis de glicose, aumentar a sensibilidade à insulina e prevenir alterações em pacientes com diabetes que estão ligados ao estresse oxidativo. Também pode ajudar a regenerar o tecido do fígado.

Também pode diminuir o risco de neuropatia periférica, neuropatia autonômica ou ambos em pessoas com diabetes.

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No entanto, uma vez que a maioria dos estudos utilizou ácido alfa-lipóico intravenoso, não está claro se a suplementação oral fornece os mesmos benefícios. Doses excessivamente altas de ácido alfa-lipóico têm mostrado efeitos adversos semelhantes aos causados ​​por muito pouco.

O consumo de couve foi mostrado para melhorar a função hepática em pessoas com pressão alta.

Digestão

Os couves são ricos em fibras e teor de água. Estes ajudam a prevenir a constipação, promovem a regularidade e mantêm um sistema digestivo saudável.

Pele e cabelo saudáveis

Couve pode beneficiar a pele por causa de um alto teor de vitamina A. A vitamina A é necessária para a produção de sebo, e isso mantém o cabelo hidratado. A vitamina A também é necessária para o crescimento de todos os tecidos corporais, incluindo a pele e o cabelo.

A ingestão adequada de vitamina C é necessária para a construção e manutenção do colágeno, que fornece estrutura à pele e ao cabelo. Uma xícara de couve cozida fornece mais de 50 por cento das necessidades diárias de uma pessoa.

A deficiência de ferro é uma causa comum de perda de cabelo. Isso pode ser evitado por uma ingestão adequada de alimentos contendo ferro, como couve. A falta de ferro na dieta pode afetar a eficiência com que o corpo usa energia. Couve, espinafre, lentilha, atum e ovos são boas fontes de ferro.

Sono e humor

Collard greens contêm colina, o que ajuda com o sono, movimento muscular, aprendizado e memória. A colina também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, na transmissão de impulsos nervosos, na absorção de gordura e na redução da inflamação crônica.

O folato, também encontrado na colina, pode ajudar na depressão, pois pode prevenir a formação de excesso de homocisteína no organismo.

Demasiada homocisteína pode impedir que o sangue e outros nutrientes atinjam o cérebro. Também pode interferir com a produção dos hormônios “sentir-se bem”, serotonina, dopamina e norepinefrina. Esses neurotransmissores regulam o humor, o sono e o apetite.

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