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Quais são os benefícios da beterraba?

Beterraba, vem ganhando popularidade como um novo super alimento devido a estudos recentes que afirmam que a beterraba e o suco de beterraba podem melhorar o desempenho atlético, reduzir a pressão sanguínea e aumentar o fluxo sanguíneo. Novos produtos que incorporam este alimento altamente nutritivo estão aparecendo em todos os lugares, e incluem sucos e bebidas.

Quais são os benefícios da beterraba?
Quais são os benefícios da beterraba?

A beterraba sacarina é branca e comumente usada para extrair açúcar e adoçar alimentos industrializados. Açúcar não pode ser obtido a partir de beterrabas, que são na sua maioria de cor vermelha ou dourada.

Benefícios da beterraba

O consumo de frutas e vegetais de todos os tipos tem sido associado a um risco reduzido de muitas condições de saúde relacionadas ao estilo de vida.

Muitos estudos indicam que a ingestão de mais alimentos vegetais, como a beterraba, diminui o risco de obesidade, mortalidade geral, diabetes e doenças cardíacas e promove uma aparência saudável dos cabelos, aumento de energia e, em geral, menor peso.

Saúde do coração e pressão arterial: Um estudo de 2008 publicado na Hypertension examinou os efeitos da ingestão de 500 mililitros de suco de beterraba em voluntários saudáveis ​​e descobriu que a pressão arterial foi significativamente reduzida após a ingestão.

Os pesquisadores levantaram a hipótese de que isso era provavelmente devido aos altos níveis de nitrato contidos no suco de beterraba e que os vegetais com alto teor de nitrato poderiam ser uma maneira barata e eficaz de tratar doenças cardiovasculares e pressão sangüínea.

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Outro estudo realizado em 2010 encontrou resultados semelhantes, concluindo que a ingestão de suco de beterraba reduziu consideravelmente a pressão arterial, dependendo da dose.

Demência: Pesquisadores da Universidade Wake Forest descobriram que beber suco de beterraba pode melhorar a oxigenação do cérebro, retardando a progressão da demência em adultos mais velhos.

De acordo com Daniel Kim-Shapiro, diretor do Centro de Ciências Translacionais de Wake Forest, o fluxo sanguíneo para certas áreas do cérebro diminui com a idade e leva a um declínio na cognição e possível demência. Consumir suco de beterraba como parte de uma dieta rica em nitrato pode melhorar o fluxo sanguíneo e a oxigenação para essas áreas que estão faltando.

Diabetes: A beterraba contém um antioxidante conhecido como ácido alfa-lipóico, que pode ajudar a diminuir os níveis de glicose, aumentar a sensibilidade à insulina e prevenir alterações induzidas pelo estresse oxidativo em pacientes com diabetes.

Estudos sobre o ácido alfa-lipóico também mostraram uma diminuição nos sintomas de neuropatia periférica e neuropatia autonômica em pessoas com diabetes.

No entanto, uma meta-análise sugere que os benefícios do ácido alfa-lipóico para a neuropatia periférica sintomática podem ser restritos à administração intravenosa do ácido. Os autores concluem: “Não está claro se as melhorias significativas observadas após 3 a 5 semanas de administração oral na dose de mais de 600 miligramas por dia são clinicamente relevantes “.

Digestão e regularidade: Devido ao seu alto teor de fibras, a beterraba ajuda a prevenir a constipação e promove a regularidade para um trato digestivo saudável.

Inflamação: A colina é um nutriente muito importante e versátil na beterraba que ajuda com o sono, movimento muscular, aprendizado e memória. A colina também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos, auxilia na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica.

Exercício e desempenho atlético: A suplementação com suco de beterraba demonstrou melhorar a oxigenação muscular durante o exercício, sugerindo que o aumento da ingestão de nitrato na dieta tem o potencial de aumentar a tolerância ao exercício durante o exercício de resistência a longo prazo. A qualidade de vida de pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias ou metabólicas, que acham as atividades da vida diária fisicamente difíceis devido à falta de oxigenação, pode ser melhorada.

O suco de beterraba melhorou o desempenho em 2,8%, ou 11 segundos, em um teste de tempo de bicicleta de 4 km e em 2,7%, ou 45 segundos, em um contra-relógio de 16,1 quilômetros.

Nutrição da Beterraba

Suco de beterraba e a beterraba em si são boas fontes de vários nutrientes.

Uma xícara de beterraba crua contém:

58 calorias
13 gramas de carboidrato, incluindo 9 gramas de açúcar e 4 gramas de fibra
2 gramas de proteína

Dependendo da marca, uma garrafa de 296 ml de suco de beterraba pode conter:

44 calorias
11 gramas de carboidrato, incluindo 1 grama de fibra e 8 gramas de açúcar
2 gramas de proteína
É importante verificar o rótulo dos sucos embalados, no entanto, para verificar se há açúcares adicionados.

A beterraba fornece 1% das necessidades diárias de vitamina A, 2% de cálcio, 11% de vitamina C e 6% de ferro.

A vitamina C, um antioxidante, desempenha um papel fundamental na criação de colágeno e alguns neurotransmissores e no metabolismo das proteínas. O ferro é uma parte essencial da hemoglobina, a proteína que transfere oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo. É necessário para o crescimento, desenvolvimento e função celular. A falta de ferro leva a certo tipo de anemia.

É uma rica fonte de folato e manganês. Também contém tiamina, riboflavina, vitamina B-6, ácido pantotênico, colina, betaína, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e selênio.

O folato é importante para um metabolismo saudável, estimula a saúde da pele e do cabelo e protege a boca da dor e ulceração. O ácido fólico é recomendado durante a gravidez e estudos sugerem que ele contribui para um peso saudável ao nascimento e previne defeitos cardíacos congênitos e outros problemas, como defeitos do tubo neural no recém-nascido.

O manganês ocorre em pequenas quantidades no corpo, mas é necessário para uma série de funções. A falta de manganês pode contribuir para infertilidade, malformação óssea, fraqueza e convulsões.

A beterraba tem alto teor de nitrato na dieta, o que, acredita-se, beneficia o sistema cardiovascular e pode proteger contra o câncer.

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