Início > Universo > Como surgiu a água na Terra

Como surgiu a água na Terra

A teoria mais aceita hoje em dia sobre a origem da água na Terra descreve seu surgimento como uma bola incandescente que, com o tempo, foi resfriando-se lentamente. À medida que resfriava, alguns gases eram liberados de seu interior como amônia, hidrogênio, metano e, junto com eles, vapor d’água.

Como surgiu a água na Terra

Os cientistas podem rastrear a origem da água da Terra examinando a proporção de dois isótopos de hidrogênio, ou versões de hidrogênio com um número diferente de nêutrons, que ocorrem na natureza. Um é o hidrogênio comum, que tem apenas um próton no núcleo, e o outro é o deutério, também conhecido como hidrogênio “pesado”, que tem um próton e um nêutron.

A relação entre o deutério e o hidrogênio nos oceanos da Terra parece coincidir com a dos asteroides, que são muitas vezes ricos em água e outros elementos, como carbono e nitrogênio, ao invés de cometas. Considerando que os asteroides são pequenos corpos rochosos que orbitam o sol, os cometas são corpos gelados às vezes chamados de bolas de neve sujas que liberam gás e poeira e são usados para ser sobras da formação do sistema solar.

Os planetas rochosos internos possuem relativamente pouca água (em relação às suas massas) em comparação com as luas geladas de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, e até mesmo os gigantes gasosos. Isso apoiaria a ideia de que no sistema interno, a água evaporou, enquanto no sistema externo, não o fez. Se a água evaporou na Terra teria de ser substituída de outro lugar, e asteroides ricos em água são abundantes nos alcances exteriores do sistema.

Mais evidências provém da nave espacial DAWN da NASA, lançada em 2007, que encontrou evidências de água em Ceres e Vesta – os dois maiores objetos no cinturão de asteroides localizado entre Marte e Júpiter.

Lydia Hallis e seus colegas da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, analisaram os índices de isótopos de hidrogênio em antigas rochas canadenses, algumas das rochas mais antigas da Terra. Os índices de isótopos pareciam muito menos como os asteroides e muito mais como a água que se esperaria da nebulosa solar na região – as rochas tinham mais hidrogênio comum e menos deutério. Mas a relação oceânica atual parece ter sido através de asteroides. Isso parece indicar que algo mudou nos últimos bilhões de anos. A pesquisa foi publicada na Science em 2015.

Como surgiu a água na Terra

Nos últimos anos, os modelos mais recentes parecem mostrar que a Terra reteve muita água à medida que ela se formou e que os oceanos poderiam estar presentes por muito mais tempo do que se pensava.

Além do trabalho de Hallis, outros cientistas estudaram maneiras que a água poderia ser reciclada do interior da terra. Em 2014, Wendy Panero, professor associado de ciências da terra em Ohio State, e estudante de doutorado Jeff Pigott, propôs a teoria de que a Terra foi formada com oceanos de água inteiros em seu interior. Através de placas tectônicas, aquela água vem abastecendo os oceanos. Eles estudaram a granada e descobriram que ela poderia funcionar com outro mineral, chamado ringwoodite, para fornecer água ao interior da Terra – água que viria mais tarde quando o material do manto circulasse.

Apesar de não ter sido descartada a possibilidade de que a água também tenha vindo de cometas, estes resultados mostram que assim como a água, a vida na Terra pode ser ainda mais antiga do que acreditamos.

Outro fator que também deve ser considerado são os ventos solares. Há pouco tempo, foi anunciada a descoberta de que os ventos solares também são capazes de produzir água, porém, ainda não se sabe qual volume de água da Terra tem origem nos ventos solares. O que se sabe é que o fluxo contínuo de partículas carregadas do Sol, o vento solar, pode ser responsável por grande parte da água do nosso planeta.

One thought on “Como surgiu a água na Terra