Início > Universo > Origem dos nomes dos planetas do sistema solar

Origem dos nomes dos planetas do sistema solar

Milhares de anos atrás, civilizações antigas se voltaram para o céu, maravilhadas com sua beleza. Esses povos antigos adoravam vários deuses e muitas vezes ligavam seus deuses com planetas no céu, que eles consideravam ser “estrelas errantes”.

Mercúrio recebeu seu nome do mensageiro alado dos deuses. Ele também era o deus do roubo, comércio e viagens. Muito provavelmente, o planeta tem seu nome por causa da velocidade em que gira.

Vênus era a deusa romana do amor e da beleza, assim esse é um nome apropriado para este planeta brilhante. Os únicos objetos em nosso Sistema Solar mais brilhantes que Vênus são o Sol e a Lua. Civilizações antigas pensavam que Vênus fosse dois objetos diferentes – a Estrela da Manhã e a Estrela da Noite. Outras civilizações também associaram o planeta ao amor. Os babilônios chamaram o planeta de Ishtar que era sua deusa da feminilidade e do amor.

A terra é o único planeta que não possui nome de um deus ou deusa romana, mas é associado com a deusa Gaia. Na mitologia, ela foi a primeira deusa na Terra e a mãe de Urano.

Marte é chamado assim por causa do deus romano da guerra. O planeta tem seu nome do fato de que é a cor do sangue. Outras civilizações também nomearam os planetas por sua cor vermelha.

Júpiter foi o rei romano dos deuses. Considerando que Júpiter é o maior planeta em nosso Sistema Solar, faz sentido que o planeta recebeu o nome do deus mais importante.

Saturno foi nomeado com o nome do deus romano da agricultura e colheita. Enquanto o planeta pode ter obtido o seu nome de sua cor dourada, como um campo de trigo, também teve a ver com a sua posição no céu. De acordo com a mitologia, o deus Saturno roubou a posição de rei dos deuses de seu pai Urano. O trono foi então roubado por Júpiter.

Urano não foi descoberto até os anos 1800, mas os astrônomos nesse período continuaram a tradição de nomear planetas com nomes de deuses romanos. Na mitologia, Urano era o pai de Saturno e foi durante um tempo o rei dos deuses.

Enquanto Neptuno quase acabou sendo nomeado com o nome de um dos astrônomos que o descobriu – Verrier – que foi muito disputada, por isso foi nomeado com o nome do deus do mar. O nome provavelmente foi inspirado em sua cor azul.

Plutão já não é um planeta, mas costumava ser. O planeta escuro, frio, anteriormente foi nomeado como o deus do submundo. As duas primeiras letras de Plutão são também as iniciais do homem que previu sua existência, Percival Lowell.

2 thoughts on “Origem dos nomes dos planetas do sistema solar

1. Na verdade Urano foi gerado espontaneamente por Gaia (a Terra) e casou-se com sua mãe. Você não está errada, mas na verdade ele foi gerado pela Gaia.